VEREADORA ELANGE (PSD) SOLICITOU REFORMA DO PRÉDIO DO ANTIGO MATADOURO MUNICIPAL PARA ACOMODAR A CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES-CCZ

Venho por meio desta indicação, solicitar a viabilidade de reformar o prédio do antigo Matadouro Municipal, para que seja instalado o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ neste município, a fim de retomar atividades anteriormente realizadas no centro e com vistas a ampliar para um abrigo de animais domésticos. As Unidades de Vigilância de Zoonoses são estruturas físicas e técnicas, vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), responsáveis pela execução de parte ou da totalidade das atividades, das ações e das estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses.

Em nosso município, dispomos do setor que vem desenvolvendo, conforme as possibilidades seu trabalho preventivo e curativo, com excelentes profissionais, entretanto sabe-se que demandamos mais serviços. Possuímos um grande número de animais domésticos, cães e gatos, que se encontram nas ruas, em situação de abandono pelas mais diversas causas. Ainda, temos visto dados de leishmaniose animal crescer, além de outras doenças. Assim, necessitamos do retorno de ações como eutanásia conforme legislação vigente, o controle populacional com cirurgias de castração, abrigo temporário, entre outros serviços que podem ser desenvolvidos com uma estrutura adequada.