VEREADORA ELANGE RIBEIRO (PSD) SOLICITOU IMPLANTAR O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR PARA AS BOMBAS D’ÁGUA NOS POÇOS COMUNITÁRIOS DOS ASSENTAMENTOS NESTE MUNICÍPIO

Facebook
Twitter

Considerando que a energia solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas, possui diversas vantagens, tais como: não polui, é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e é barato para manter.

Considerando, o exemplo de uma iniciativa de sucesso e que trouxe acessibilidade e dignidade foi o projeto que levou energia elétrica aos pantaneiros e ribeirinhos, criado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul, mostrando ser possível fazer a diferença na vida das pessoas.

Considerando, que a água é um elemento fundamental para a manutenção da vida e dos ecossistemas do planeta. Sendo que, sua falta impacta diretamente na vida das pessoas, afetando sua saúde e seu desenvolvimento. Sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Considerando, que uma dificuldade existente nas comunidades rurais do município é o pagamento da conta de energia elétrica para manter a bomba d´água comunitária para o funcionamento dos poços e abastecimento dos lotes e residências com água potável. A dificuldade é gerada pelo alto custo das contas em discrepância à renda dos moradores das comunidades, gerando endividamento e suspensão no fornecimento de energia.

Solicito apoio a uma solução plausível, que seria a troca da energia elétrica tradicional para energia solar, podendo este ser um projeto piloto a nível estadual e nacional. Assim, propiciará benefícios aos moradores que dependem do poço comunitário e efetivamente à saúde e ao meio ambiente. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos e fundamentação ao projeto.