VEREADORA ELANGE RIBEIRO (PSD) REQUEREU A EXTENSÃO DAS AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS DO PROJETO MARINHO FACCIN (CEDICA)

A inclusão social é um dos grandes desafios do Brasil que, por diversas razões históricas, acumulou enormes desigualdades sociais referentes à distribuição da riqueza, da terra, do acesso aos bens materiais e culturais e da apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste sentido, a inclusão social pode ser entendida como a ação que proporciona às populações que se mantém a margem dos benefícios do desenvolvimento social e econômico, oportunidades e condições de terem acesso à saúde e educação de qualidade, ao saneamento básico, ao lazer, à cultura etc.

Num sentido mais amplo, a inclusão social envolve também o estabelecimento de condições para que todos os habitantes do país possam viver com adequada qualidade de vida e como cidadãos plenos, dotados de conhecimentos, meios e mecanismos de participação política que os capacitem a agir de forma fundamentada e consciente. Para Moreira (2006) um dos aspectos da inclusão social é possibilitar que cada brasileiro tenha oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento que lhe dê condições de entender seus desdobramentos, de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e de atuar politicamente como cidadão.

O projeto Marinho Faccin oferece a inclusão de crianças e jovens ao mundo das artes, através dele eles tem acesso a aulas de violão, artes, capoeira, dança, reuniões entre outras atividades. Desta forma, no intuito de que as ações do serviço de convivência atinjam o maior número de crianças beneficiadas e oportunizem acesso às mesmas e suas famílias, esta vereadora vem solicitar a extensão do Projeto aos distritos, aldeias indígenas e assentamentos do município.