Atualmente, 38 (trinta e oito) pacientes de Miranda necessitam de tratamento regular de hemodiálise, sendo obrigados a se deslocarem para outras cidades para receber atendimento. Essa realidade impõe dificuldades físicas, emocionais e financeiras aos pacientes e seus familiares, além de aumentar os riscos de complicações de saúde devido ao transporte frequente.
A implantação do serviço de hemodiálise no município traria inúmeros benefícios, tais como, maior comodidade e qualidade de vida para os pacientes, evitando deslocamentos longos e desgastantes; redução de custos com transporte sanitário para o município e para as famílias afetadas; e agilidade no atendimento, reduzindo o tempo de espera e permitindo um acompanhamento mais próximo pelos profissionais de saúde locais.
Diante da gravidade da situação e da necessidade de garantir um atendimento digno aos pacientes renais do município, solicito que o Poder Executivo estude a viabilidade da implantação desse serviço, buscando parcerias com o Governo Estadual e Federal, além de avaliar a possibilidade de convênios com hospitais e clínicas especializadas.