VEREADOR EDIVALDO ANTONIO (PT) APRESENTOU MOÇÃO DE APLAUSOS PARA OS ORGANIZADORES DO 1º JOGOS INDÍGENAS DE MIRANDA (JOIM)

Facebook
Twitter

Foram homenageados Valdinei José, Jean Antonio, Leilyete Gonçalves Vieira, Attos Pinto Julio, Ernan Julio Antonio, Daniel Candelario Ferreira, Myrella Julio, Layssa Xavier Arruda, Marta Tania Julio Raimundo, Roberth Martins Santana, Nathan de Carvalho Antonio, Leugiane Julio, Elvislei Polidório, Ronner Julio Lindolfo Sebastião, Jamilson Samuel, Éllen de Farias Fonseca, Kassiane Pinto Julio, Marcos Samuel Francisco de Oliveira, Valdeir Pinto, Manuela Antonio da Silva Candelario, Felipe Candelario Lara, Cleilza Muchacho Gonçalves, Alexandre de Arruda Antonio e Marcos Paulo Candelario Ferreira.

O 1º Jogos Indígenas de Miranda (JOIM), foi realizado no mês de Abril de 2005 e contou com a presença de 08 (oito) Aldeias Indígenas participantes, com mais de 300 (trezentos) atletas, divididos por regiões.

Esse evento teve como principal objetivo promover a valorização, preservação e difusão das ricas tradições indígenas da região, utilizando o esporte a recreação e a celebração como ferramenta para fortalecer a identidade e o orgulho das comunidades participantes. O JOIM 2025 aconteceu entre os dias 21 á 25 de Abril, período que diversas aldeias de Miranda se reunirão para competir em uma ampla variedades de modalidades esportivas tradicionais e contemporâneas.

Além das competições esportivas, a programação do evento contou com um momento especial: o Desfile das Musas JOIM. Esse desfile teve o propósito de valorizar a beleza, a identidade e a representividade da Mulher Indígena, enaltecendo sua força, cultura e protagonismo  dentro da comunidade.

Vale ressaltar que o JOIM 2025 também foi uma homenagem ao mês de Abril amplamente reconhecido em todo o país como o “Abril Indígena”, um período dedicado a reflexão, ao reconhecimento e à luta pelos direitos dos povos originários do Brasil. Dessa forma, o evento não apenas incentivou a prática esportiva, mas também reafirmou a importância da ancestralidade, da cultura e da resistência dos Povos Indígenas de Miranda.

Que esta Moção de Aplausos sirva como reconhecimento e estímulo, valorizando o esforço e dedicação de todos os organizadores envolvidos.