O banco de doadores de sangue deverá realizar o cadastro dos doadores voluntários de sangue através de uma plataforma on-line administrada pela Secretaria Municipal de Saúde e ou pessoas afins com o projeto. Este vereador sugere que no cadastro deverá constar o nome, endereço residencial e profissional dos doadores voluntários de sangue, o tipo sanguíneo, número de telefone e e-mail para contato e outros dados que se fizerem necessários, bem como a autorização dos dados pelo doador. Os cadastros sempre estarão atualizados e os doadores em potencial a disposição da Secretaria Municipal de Saúde, ao serviço de hemoterapia dos hospitais da região e a Câmara de Vereadores como órgão que representa o povo.
Atualmente e como no decorrer de anos passados existe uma carência no que tange ao estoque de sangue, o que acaba dificultando os serviços de atendimento às pessoas que dele necessitam. Todos sabem que doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro.
Ainda assim, é importante estimular a doação voluntária de sangue, por meio de divulgação, conscientização e incentivo, pois uma atitude simples pode salvar muitas vidas.
A doação de sangue se caracteriza como um tema de extrema relevância no desenvolvimento da saúde pública. É sabido que no Brasil faltam doadores. A falta de sangue nos serviços de saúde no Brasil constitui-se em um sério problema da nossa saúde pública. Doar sangue é uma atitude solidária, que deve partir de qualquer cidadão que tenha consciência da importância de ajudar o próximo.