VEREADORA ELANGE RIBEIRO (PSD) APRESENTOU MOÇÃO DE APLAUSOS À ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DO ASSENTAMENTO TUPÃ BAÊ – (AMA) PELO TRABALHO REALIZADO JUNTO AO MUNICÍPIO DE MIRANDA

A Associação de Mulheres do Assentamento Tupã Baê – AMA, foi criada no ano de 2020 com a intenção de representar o Assentamento, fortalecer as políticas públicas internas e buscar o desenvolvimento local.

As mulheres começaram a desenvolver uma série de atividades que começaram a propiciar melhorias diretas na qualidade de vida dos moradores. Parcerias com o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, AGRAER – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Prefeitura Municipal de Miranda, IPEDI – Instituto de Pesquisa e Diversidade Intercultural, BRUACA Negócio Social, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena levaram ao desenvolvimento de políticas públicas de inclusão no mercado de trabalho com cursos diversos, incentivo a produção local, melhorias na infraestrutura local, dinamização dos atendimentos da saúde, inclusão do assentamento em atividades, feiras, festivais e encontros regionais.

As mulheres do assentamento sempre foram fortes, mas após a associação uniram-se em prol da comunidade e tem desenvolvido um trabalho ímpar. Já não bastassem todos os feitos, quero destacar o trabalho com a saboaria artesanal. Hoje temos em nosso município a produção de sabonetes orgânicos, feitos a partir de argila, essências florais, glicerina, sementes e demais produtos naturais. Assim, parabenizo a essas mulheres inteligentes, guerreiras, dinâmicas, organizadas, responsáveis e representantes legais do assentamento, desejando que continuem tendo energia pela luta dos direitos do assentamento