Venho por meio da presente indicação, mui respeitosamente, solicitar a Vossa Exa, que avalie a possibilidade de contratação do médico mastologista para desenvolver o papel na prevenção à saúde da mulher mirandense.
A prevenção ao câncer de mama e/ou o inicio do tratamento de modo precoce, propicia chances reais de cura de 95% (noventa e cinco por cento), segundo a Organização Mundial de Saúde. Tal fato pode ser comprovado com as estatísticas de nosso município nos últimos anos: se compararmos as taxas de incidência do câncer de mama quando não dispúnhamos deste especialista, às taxas de quando passamos a tê-lo em nosso quadro, é claro que a cura do câncer aumento e diminui-se a incidência da doença pela rotina preventiva.
Além disso, tenho ciência do esforço dos profissionais do atual quadro para com a saúde da mulher, mas sei, também, a necessidade de contar com o mastologista para continuidade de suas ações, sem abarbar a Central de Regulação de Vagas Estadual; esta, por sua demanda, muitas vezes leva meses para encaminhar um paciente ao especialista, colocando em risco a saúde destas mulheres que “correm contra o tempo”.
Por fim, gostaria de salientar que muitas mulheres procuraram essa vereadora, no intuito que este profissional retomasse o atendimento no município, para que as mesmas pudessem ter um acompanhamento contínuo de sua saúde. Ciente da relevância desta causa justifico a presente indicação.