VEREADOR ED ANTONIO GORDO (PT) APRESENTOU MOÇÃO DE REPÚDIO APÓS AUMENTO DE R$ 35 PARA $450 NA CONTRIBUIÇÃO DE CÔNJUGES DA CASSEMS

Facebook
Twitter

Pelo presente, o vereador Edvaldo Antonio, vem a público manifestar contrariedade e repúdio pelo anúncio realizado pelo presidente da instituição, Ricardo Ayache, que gerou forte repercussão entre servidores públicos estaduais, aposentados pensionistas e seus familiares. Destacamos a preocupação com os impactos sociais, familiares e econômicos da medida, considerando que muitas famílias organizam sua vida financeira com base na previsibilidade das despesas essenciais, especialmente relacionadas à saúde.

A Câmara reconhece a necessidade de equilíbrio financeiro e atuarial dos planos de assistência, porém ressalta que reajustes de grande magnitude, implementados de forma abrupta e sem transição adequada, podem gerar efeitos excludentes e comprometer o acesso de famílias ao atendimento médico. A moção também enfatiza que medidas com forte impacto financeiro devem ser acompanhadas de transparência, diálogo institucional, abertura de canais de negociação e alternativas menos gravosas aos usuários, sobretudo para aqueles que dependem do plano para consultas, exames, tratamentos e demais procedimentos de saúde.

Além de manifestar repúdio ao reajuste considerado excessivamente oneroso, a Câmara Municipal solicita o apoio dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul para que sejam adotadas providências políticas, institucionais e fiscalizatórias junto à direção da CASSEMS. Entre as medidas defendidas estão a realização de audiência pública, solicitação de esclarecimentos e a busca de alternativas que garantam a sustentabilidade do plano sem impor sacrifícios desproporcionais às famílias dos servidores públicos.